
Trabalhando a "educação socioemocional" do educador! Nosso foco não é a formação - é trans-formação do educador!
Escola +Feliz - Nível Intermediário
Nosso foco sempre foi oferecer formações que contribuíssem para a saúde física, psicológica (emocional) e bem-estar do educador, afinal, como dizemos, um educador +Feliz, tem famílias +Felizes e alunos +Felizes! Em 2025, a BNCC desperta para a necessidade do investimento no emocional dos alunos, mas a pergunta é: os educadores estão prontos para serem os norteadores desse processo? Em mais de 25 anos de formação de educadores posso dizer, são raros os seres humanos que tem domínio mediano de si mesmos... Então eles podem ensinar?
Essa é a nossa proposta - conhecimento científico e autoconhecimento como caminho para educadores +felizes e alunos +felizes!
Segundo a BNCC, a educação deve promover a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. Me parece que falta algo. Educa-se para o mundo, mas não para si mesmos, como programar alguém para a vida. Falta algo!
Tais habilidades passam pelo emocional. A questão é, aprender a lidar com as emoções não é algo que pode ser ensinado, se essa habilidade não tenha sido experienciada pelo educador. Mobilização de conhecimentos e habilidade, demanda reconhecer emoções e aprender a lidar com elas, e então, transferir tais experiências aos alunos. A verdadeira felicidade está diretamente ligada a estes conhecimentos e habilidades.
Uma jornada que toca diretamente a felicidade, e onde tais conhecimentos e habilidades são revelados a partir do conceito socrático sobre "conhecer a si mesmo": aprender a reconhecer e a lidar com tais emoções, são ações imprescindíveis para orientar outros a fazerem o mesmo!
O objetivo desta formação
...É avançar sobre os conhecimentos desenvolvidos no nível básico da formação Escola +Feliz, aprofundando o conhecimento sobre as bases teóricas que envolvem a nossa transformação fisiológica e psicológica e a relação entre ambas, associando às correntes pedagógicas como a transpedagogia(*) e a Pedagogia Sistêmica (**), a qual inclui a dimensão espiritual (no sentido da essência humana, dos valores de amor, paz e equilíbrio interno e nas relações sociais, vida profissional, etc.).
Assim, o autoconhecimento, a busca da felicidade e a aplicação desses conteúdos na vida profissional e pessoal.
Agora, o Intermediário, vai além do aprofundamento teórico este nível ganha novas abordagens, no sentido do autoconhecimento, uma vez que adentra a uma abordagem metafísica, a partir do mito grego de Hércules e seus 12 trabalhos e que refletem a jornada de Hércules para vencer o seu ego (onde vivem as nossas sombras (Jung, 2018***).
Em outras palavras, no mito de Hércules estão todos os passos que devemos dar com relação a autorrealização. Para a autorrealização, é necessário vencer o ego, e foi exatamente isso que Hércules fez nos seus 12 trabalhos.
(*) A Transpedagogia aponta que é preciso resgatar aos educadores, sejam eles professores, pais ou outros familiares, a confiança em sua própria capacidade de autotransformação, para que eles se tornem efetivamente agentes de mudanças na sociedade. Em outras palavras, tornam-se a mudança que podemos ver no futuro.
(**) A Pedagogia Sistêmica entende a escola como um sistema de subsistemas. Com base no trabalho de Bert Hellinguer, Franke-Gricksch é pedagoga, professora, educadora e terapeuta, uma das maiores especialistas em Pedagogia Sistêmica do mundo.
(***) JUNG, C. G. Sobre sentimentos e a sombra. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2018.


Hércules e o leão de Neméia e Desafiando o Touro de Creta
Para além da CNBB -
o que os cientistas afirmam:
"A dimensão espiritual da saúde é a consideração da verdadeira essência do ser.
A dimensão física reflete ausência de doenças, mas o conceito de saúde vai além. A dimensão psicológica considera a relação do individuo consigo próprio; a social, a relação com o outro. No entanto, a dimensão espiritual amplia essa compreensão para ver saúde também como harmonia do ser, em essência, com sua transcendência, seus valores ético-morais, sua integralidade.
Essa harmonia de dimensões físicas e metafísicas reflete em saúde, promovendo bem-estar, adoção de práticas e estilos de vida mais saudáveis e melhor autocuidado. Uma pessoa pode ser saudável psicofiscamente, mas frustrada existencialmente, assim como pode ter problemas psicofísicos e ser saudável do ponto de vista existencial-espiritual. Pensar no bem-estar espiritual requer uma visão expandida da pessoa e do que significa ser humano, que, apesar de plenamente corporizado, é mais do que o corpo físico; é alma corporizada; uma consciência transpessoal, transcendente e evolutiva.
O conceito de saúde na perspectiva transpessoal está colocado na harmonia entre mente, corpo e alma, correlacionando, assim, três dimensões em que o bem-estar pode se expressar como indicador de saúde: mental (psicológico, emocional, social), corporal (físico e ecológico) e da alma (espiritual)".
Para atingirmos essa dimensão, necessitamos reorganizar os nossos conceitos, mudar aplicativos os quais nos levam a considerar como normalidade, algo que se desdobra em comportamentos equivocados. Neste sentido que nos conectamos às orientalções da BNCC - “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.
(MARTINEZ, Edson Zangiacomi et al. Notas sobre a versão em língua portuguesa da Escala de Bem-Estar Espiritual. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 62, p. 76-80, 2013.)



A mentora trabalhando com adolescentes na Espanha e em workshop em Portugal
e com um grupo de educadores em Dois Córregos, SP.
Carga horário - Intermediário
-
40 horas em estudos (conteúdos da apostila, áudio-aulas e aulas ao vivo online) (podendo ser desenvolvidos em 2 semestres, por exemplo)
-
20 horas de atividades práticas (desenvolvidas na escola, incrementando conteúdos da grade curricular)
-
2 a 4 horas de "tutoria", ajudando aos demais a trilhar um caminho que já trilhou e agora, tem ainda mais profundo (contato com alunos, em grupo, excepcionalmente, individual, via WhatsApp)
-
2 a 4 sessões de Constelação Pedagógica e/ou Espiral Sistêmica (opcional, tanto para quem contrata como para os participantes, incluidos no pacote).
Conteúdos desenvolvidos
Módulo 1 – Aula 1: Entendendo o Ego, como ele age em nossas vidas, Entropia e Sintropia; Aula 2: Ressonância Mórfica; Aula 3: O Santo Graal (teoria); Aula 4: Estresse & Modelo Mental (1); Aula 5: Estresse & Modelo Mental (2) e o Mito de Hércules (1º ao 4º trabalhos)
Módulo 2 – Aula 6: Autoconhecimento & estresse; Aula 7: Reafirmando a união dos saberes; Aula 8: Em que corpo estou? e o Mito de Hércules (5º ao 8º trabalhos)
Módulo 3 – Aula 9: Entre a sobrevivência e o futuro; Aula 10: O cérebro do Futuro; Aula 11: Podemos mudar! Juntando as partes; Aula 12: Tudo faz sentido, quando sentido e o mito de Hércules (9º ao 12º trabalhos)
O Certificado
O certificado é assinado pela secretaria de educação parceira, quando for o caso, pela mentora da formação e representantes da comissão científico-pedagógica brasileira e portuguesas, se for o caso.


Exemplo dos textos entregues e uma série vídeos curtinhos sobre Mindfulness
(meditação de base científica, com explicações de conteúdo neurofisiológico)
Avaliação
Para avaliar as esperadas mudanças nos participantes, aplicamos três questioário online e sem identificação, bastante aplicados na área médica, psiquiatria e psicologia e validados para a lingua portuguesa. A saber a Escala de Bem-Estar Espiritual, a Escala de Satisfação com a Vida e Escala de Felicidade Subjetiva, por estarem intimamente correlacionados à proposta da BNCC.
A formação Intermediária inclui:
-
Primeira parte (teórica+ Autoconhecimento - Serão 12 aulas enviadas (pela plataforma Google Classroom)
-
Aulas poderão ser entregues no prazo de 15 dias, salvo impossibilidades médicas ou outro impedimento alheio a vontade do aluno, ou de acordo com o acordado com a secretaria contratamente da formação
-
12 apostilas (por aula), outros vídeos curtos ligados ao tema, indicação de filmes e seriados
-
Possibilidade de encontros online ou presenciais
-
Apoio individual com a mentora via WhatsApp.
-
Possibilidade de um encontro final (Evento - abaixo)
-
Avaliação de possíveis mudanças e entrega de relatório (abaixo)

Evento - IV Encontro Internacional de Escolas +Felizes, Itirapina, SP, 2019.
Relatório final e evento
Ao findarmos a formação, entregaremos um relatório no modelo científico com um resumo do projeto, as etapas fundamentação teórica e resultados relacionados aos questionários aplicados pré e pós formação com imagens.
O evento é uma possibilidade para os participantes conhecerem os trabalhos uns dos outros, mas especialmente os gestores da educação.
Para ver mais sobre nossos eventos presenciais, veja um exemplo clicando aqui
Palavras da mentora

"Gostaria de saber aos 30 anos o que sei hoje. Saber que existem padrões mentais o que chamamos - crenças - limitantes me pouparia muitas perdas e momentos de crise emocional. Meus mais não me ensinaram, tampouco aprendi na escola, mas hoje consigo reconhecer como me autossabotava e como 90% das pessoas o fazem.
Então quero compartilhar com você, pai, educador, estes caminhos que tornam nossas vidas +FELIZES".
A responsável pela formação é a Dra Ivana de C. Ribeiro, com mais de 20 anos dedicados à formação de educadores e os últimos 12 a felicidade nas escolas.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2139772518305261